HIstórias: Phillip Island e a marcha dos pinguins
Então é chegada a hora de viajar e fazer todo o roteiro planejado, nele continha: 4 amigas dentro de um carro, 5 cidades diferentes e coalas e pinguins no meio do caminho. Essa é a história da Lilian que foi pra Austrália se divertir e descobrir coisas novas.
A ideia de viajar para a Austrália era alugar um carro e fazer uma viagem bem famosa na terra dos cangurus: percorrer cerca de 1.100 km de estrada entre as duas maiores cidades, Sydney e Melbourne.
Foram 3 dias, muitas surpresas e paisagens cinematográficas, mas foi já no final da viagem que veio a grande descoberta. Saímos de Melbourne às 18h com destino a Phillip Island para ver a chamada "Penguin Parade". A parada dos pinguins, como poderíamos chamar em português, é a volta pra casa dos menores pinguins do mundo. Bem menores que os encontrados na Antártida e na Patagônia, esses lindos bichinhos nadam o dia todo em busca de alimento. Pouco antes do anoitecer, eles voltam para suas casas, onde suas fêmeas e filhotes esperam famintos. Ali alimentam a família e descansam um pouco até a manhã seguinte, quando partem novamente para o mar, na eterna busca por sobrevivência.
Nosso anfitrião na cidade, Rob, um simpático australiano que conheci no Rio, fez questão de nos levar até lá de carro (foi ele também que nos hospedou em Melbourne e nos contou sobre esse tesouro ali pertinho). Chegamos num anoitecer de chuva fina, direto para a praia perto de onde os pinguins vivem. É possível sentar na areia, que é cercada com cordas para impedir que a falta de consciência ou excesso de curiosidade de algumas pessoas acabe com a vida selvagem que resiste no lugar. Também não é permitido fotografar, a luz forte dos flashes assusta e pode causar danos aos animais.
Poucos minutos depois de chegar no local, vimos a parada, são diversos grupos de pinguins que saem da água e vão correndo pela areia em direção à mata atrás da praia, onde ficam suas casas. Alguns grupos passaram a cerca de 2 metros dos nossos olhos! A marcha desses pinguins dura mais de 1 hora.
A área onde esses pinguins mantém seus ninhos é protegida pelo Penguin Parade National Park (www.penguins.org.au) e certamente é por isso que eles ainda existem no lugar. Durantes os 365 dias do ano, é possível vê-los aos montes, voltando pra casa. Para isso é preciso pagar 21 dólares australianos, o que, ao meu ver, é mais do que certo e muito compensa! A Austrália é um pais especial não apenas por suas belas paisagens, lá encanta como homens e animais selvagens dividem o mesmo território e vivem tão próximos, provando que o direito à terra é de todos!
......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
Em busca de aventureiros para contar historias, conhecer novos lugares e fazer a vontade de descobrir despertar em você! Envie sua história pra gente brothersdescobrem@gmail.com |
0 comentários: