Histórias: A rota do vinho no sul do Brasil

10 de março de 2014 por Brothers Descobrem


Uma viagem com toda a família reunida se tornou uma experiência incrível. Com um roteiro feito há anos, a Gabriella nos contou a sua história, onde a vontade da sua mãe fez com que tios, primos e avós se empolgassem e caíssem na estrada.

Vejam a história dela rumo ao sul do país:

A viagem já está escrita e preparada a muito tempo. Minha mãe fez o roteiro há alguns anos atrás e queria que a família conhecesse, ela queria ir para Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado e Canela, parando pra conhecer algumas cidades no caminho. A viagem foi uma excelente escolha e melhor ainda foi levar toda a família junto. Foram meus pais, irmã, tios, primos e avós, um grupo de 10 pessoas e olha, não foi fácil administrar. O caminho para conhecer tudo que queríamos era simples: ir de avião para Porto Alegre e lá alugarmos dois carros pra viajarmos nas serras gaúchas. Foi fácil e prático, tudo de forma independente e decidido entre nós.


A cada novo lugar que descobríamos, a tradição e a cultura chamavam mais atenção. Em Porto Alegre a cultura gaúcha é mais forte. Já no interior do estado o que se destaca é a cultura das colônias que povoaram os lugares no início. Em Bento Gonçalves, por exemplo, encontra-se muito da cultura italiana, elas são percebidas nas construções, na comida e nos costumes. As pessoas tem o sotaque forte, o que eu particularmente gosto muito de apreciar.

Confesso que adorei as descobertas gastronômicas. Apreciei bastante o churrasco gaúcho, mas nem tanto o chimarrão. A polenta frita também é muito boa. Os chocolates de Gramado e Canela são maravilhosos, os chocólatras de plantão não podem perder. Dentre os lugares, gostei mais das cidades do interior. Porto Alegre, por ser uma capital, é uma cidade muito populosa, coisa de metrópole. Já as pequenas cidades tem um charme especial e foi em Bento Gonçalves que descobri coisas incríveis.


O Vale dos Vinhedos, que fica na saída de Bento Gonçalves, consiste em uma vila, com casinhas bem bonitas, capelas e uma estrada que passa por várias fábricas de vinhos e propriedades que produzem sucos e outros produtos feitos com uva. O caminho é incrível, cheio de parreirais extensos. Além disso, o ambiente de cada vinhedo é encantador. O vinhedo Miolo, por exemplo, tem um jardim imenso, com lago, árvores e banquinhos. Já o Cave de Pedra é um castelo estilo medieval, todo de pedra, com torres e corredores. É possível andar pelos jardins e vinhedos sem pagar nada, porém as fábricas ficam abertas para visitação e cobram entre 10 e 15 reais para o passeio com guias locais, eles te explicam tudo e no final revertem parte desse valor para consumação.

Definitivamente o Vale dos Vinhedos é um lugar incrível, vale muito a pena colocar o pé na estrada e ir conhecer a rota do vinho no sul do brasil.














......................................................................................................................................


CHECKINS 3218
SIGA Brothers Descobrem
Vale dos Vinhedos
  • RS-444
  • Bento Gonçalves, RS


......................................................................................................................................
Brothers Descobrem
Em busca de aventureiros para contar historias, conhecer novos lugares e fazer a vontade de descobrir despertar em você! Envie sua história pra gente brothersdescobrem@gmail.com
......................................................................................................................................

0 comentários: