Saiba como é comemorado o Natal em outros países

27 de dezembro de 2013 por

O Natal já passou, mas ainda com os enfeites espalhados por todos os cantos da casa, que tal saber um pouco mais sobre a comemoração em outros países? Fizemos uma seleção pra matar a curiosidade e quem sabe, se preparar para um dia passar o Natal em algum desses lugares.

A enorme árvore de Natal ao lado do Coliseu, na Itália
Itália - Buon Natale!
Na terra da pizza não é só o Papai Noel que distribui presentes nessa época do ano! A Befana, uma velha com cara de bruxa, visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.

França - Joyeux Noel!
Os franceses têm uma tradição diferente. No dia 25 de dezembro, muita gente pratica a reconciliação do Natal: a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes.

Holanda - Vrolijk Kerstfeest!
Na Holanda, existe uma polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.

Zwarte Piet: A estranha tradição holandesa


Catalunha (Espanha) - Bom Nadal! (em catalão)
Em algumas cidades da Catalunha existe a tradição Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). As pessoas enchem um tronco oco de doces durante todo o mês de dezembro, aí no dia 25 todo mundo bate no tronco até que ele quebre e te devolva o que "comeu".

Letônia - Prieci'gus Ziemsve'tkus!
O primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de Natal é da Letônia! Isso aconteceu na praça de Riva, capital do país, em 1510. Além disso a tradição no país diz que o Bom Velhinho deve levar presentes para crianças durante 12 dias seguidos!

Japão - Shinnen Omedeto!
Os costumes ocidentais de época de Natal não assumem grande importância, em virtude de diferentes tradições religiosas que existem no Japão. O significado maior fica por conta do Ano Novo, ocasião em que se faz a entrega dos presentes.

Portugal - Boas Festas!
A tradição portuguesa festeja a véspera do Natal com a consoada: uma ceia de bacalhau, acompanhamentos e vinho branco. Participam da missa à meia noite e no dia de Natal, comem cordeiro ao forno. Talvez essa seja a tradição mais próxima do Brasil.

Papai Noel mergulhador em um aquário na Florida, nos Estados Unidos
Estados Unidos - Merry Christmas!
Nos filmes americanos que assistimos todo Natal é a mesma coisa: um pinheiro decorado e uma lareira acesa, porém, milhões de casas não possuem lareira! Então, para não perder essa tradição, uma emissora de TV criou uma transmissão de 24 horasde uma lareira queimando! A fogueirinha já rola há mais de 40 anos.

Cuba - ¡Feliz Navidad!
Em Cuba, depois de 28 anos, em função da visita do Papa João Paulo II, voltou a ser feriado no dia 25 de dezembro. O feriado de Natal foi abolido em 1969, após a chegada dos comunistas ao poder. A data só era lembrada em locais frequentados por turistas, como os hotéis internacionais, onde os pinheirinhos não deixavam de ser montados.

China - Sheng Tan Kuai Loh! (em mandarim)
Os cristãos decoram sua casa com lanternas de papel, flores e árvores de Natal. E as crianças também penduram meias para os presentes do Papai Noel. O Bom Velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa "Velho Natal".

Preparação para cortar o longo bolo de Natal para crianças da Índia
Índia - Shub Naya Baras! (em hindi)
Os indianos celebram o nascimento de Jesus decorando plantas nativas do país, como a bananeira e a mangueira. Além disso, enfeitam a casa toda com folhas de bananeira, outras plantas e lamparinas feitas de argila

Iraque - Idah Saidan Wa Sanah Jadidah!
As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.

...................................................................................................................................... ......................................................................................................................................

0 comentários: